As expedições de Vera e Yuri Sanada pelo mundo ganharam destaque no Canal History of Science, liderado por Roberto Machado Junior e Carlos Adriano Cardoso, doutorandos do Programa Doutoral em História das Ciências e Educação (DHCEC) no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) promovido conjuntamente com a Universidade de Aveiro, em Portugal.
O canal difunde várias áreas do conhecimento que tratam da história das Ciências e da Tecnologia, Educação e Divulgação Científicas, fazendo um diálogo entre as ciências produzidas no Brasil e em Portugal. “Além de sermos um casal de expedicionários, estamos sempre buscando deixar registros através de expedições e práticas. Em RIO AMAZONAS DO GELO AO MAR, a intenção é mapear todo o Rio Amazonas para esclarecer a controvérsia se ele é o mais longo do mundo, ultrapassando o Nilo, no Egito”, explica Yuri, contando detalhes sobre a parceria com a Harvard Maps, o trajeto e a tecnologia inovadora de barcos híbridos que estão desenvolvendo em parceria com a FATEC, entre outras curiosidades.
Vera enfatiza a importância de “buscarmos a ciência junto com a prática e de melhorarmos de maneira direta a vida das comunidades (ribeirinhas)”. Yuri acrescenta o problema da poluição provocada por combustível fóssil na Amazônia, o que pode ser solucionado com a tecnologia do barco movido a energia solar e a pedal, já que “o sol é abundante na Amazônia”, como afirma.
Experientes em navegar o oceano, o casal Sanada narra nessa entrevista outras aventuras, como a Expedição Phoenícia e a Regata dos 500 anos do Brasil. Assista à entrevista completa em: https://youtu.be/m_PXKwI3OcA