A produtora Vera Sanada entrevistou Eduardo Mendes, conhecido como “o Nativo”, membro do Conselho Técnico da Expedição RIO AMAZONAS DO GELO AO MAR, para o Canal Sanada, no YouTube. “O que sabemos sobre a Amazônia é pouco em relação ao que necessariamente precisamos entender para buscarmos uma relação harmoniosa com a natureza”, pontuou o Nativo, especialista em sobrevivência na selva, itchiologia, ornitologia, botânica e medicina natural. O ator, apresentador, produtor, diretor, roteirista, apresentador, cameraman e animalier trabalhou em dezenas de produções internacionais de grande repercussão mundial, entre elas no filme IMAX Amazon Adventure 3D com a Aventuras Produções. A entrevista completa foi ao ar no dia 06 de março e pode ser vista no link: https://www.youtube.com/watch?v=UviNIgPa3J8
Confira alguns trechos:
Vera Sanada: Como começou a sua história?
Eduardo Mendes, o Nativo: Vim do interior (do Amazonas) para Manaus e comecei a fazer os trabalhos mais horríveis possíveis, muito pesados. Na verdade eu queria viajar, conhecer outros lugares. E aí, comecei a trabalhar em barcos de recreio, viajei muito nesses barcos e gostei, foi quando parei em Manaus e conheci um argentino (amigo meu até hoje) e ele me convidou para trabalhar em uma agência (de turismo). Aprendi um novo idioma e a ser guia profissional.
Vera Sanada: Você acha que falta interesse em explorar a Amazônia?
Eduardo Mendes, o Nativo: Esse é um grande problema. Acho que ainda não sabemos 10% sobre a Amazônia. O pouco que sabemos sobre o mar é o mesmo tanto que sabemos sobre a Amazônia. A Amazônia continua um oceano inexplorado. O Amazonas é o maior Estado do Brasil, possui uma dimensão muito grande e um número muito pequeno de pessoas que têm interesse em conhecer.
Vera Sanada: É possível fazer passeios dentro da Amazônia?
Eduardo Mendes, o Nativo: Claro, a Amazônia proporciona passeios de muitas maneiras diferentes… Imagina você passar um dia num igapó… Remando no igapó da Amazônia, você vê muitos pássaros, insetos, cobras, muita coisa. Tem outros lugares, caminhadas, mergulhos, diversas opções…
Vera Sanada: Qual é o lugar mais bonito da Amazônia?
Eduardo Mendes, o Nativo: Na minha humilde opinião — risos — eu acredito que é São Gabriel da Cachoeira. Geograficamente é o lugar mais lindo da Amazônia. Ali há cachoeiras gigantes do Rio Negro, praias fantásticas e montanhas. É um lugar muito bonito.
Vera Sanada: Com o que você está trabalhando?
Eduardo Mendes, o Nativo: Estou escrevendo bastante, me dedicando a textos sobre ficção e vivência própria.